Discurso sem dados é conversa de boteco

Mar 31, 2022

Do antigo Tribunal do Júri Frances, a palavra Parlez, que significa falar. Ela deu origem ao parlamento, lugar de falar, conversar, propor ou apresentar. E as falas nos dias de hoje, se não vierem acompanhadas de dados, se perdem ao léu.

Em meu quarto livro, sugiro sempre que se construa um bom discurso baseado em números que alicercem as propostas. Atualmente enquanto você está falando o eleitor pode estar “dando um Google” para checar se são verdades seus exemplos ou não.

Para planejar melhor sua campanha construa as...

Leia mais

Quem vai carregar o piano em sua campanha?

Mar 28, 2022

As contratações dos recursos humanos em uma campanha devem ser muito bem analisadas. Elas poderão refletir seriamente nos resultados que você vai obter.

A máxima de “não contrate quem você não poderá demitir” é a mais pura verdade. Outro fato a ser observado: parentes em posições de comando traz o caos podendo implodir o grupo. E depois temos os que carregam o piano. Normalmente são os menos reconhecidos e mais atuante.

Você já deve ter visto todas essas situações...

Leia mais

Como o eleitor muda de opinião e de candidato?

Mar 23, 2022

Especialista em estudos sobre mudança da opinião pública, o professor Dr. Marcelo Serpa, amigo e parceiro, nos conta que para sair do estado da nesciência (desconhecimento) e passar para a certeza, existem dois estágios neste caminho: a dúvida e a opinião.

Em minhas aulas da academia Mapa do Voto explico como isso acontece em detalhes, quando se divulgam os resultados de pesquisas quantitativas baseados em simples consultas mesmo respeitando os métodos científico para coletas dos dados. 45% dizem que sim, 30% dizem que não...

Leia mais

A estratégia dos bois de piranha

Mar 19, 2022

Os cenários políticos não podem ser vistos apenas para a próxima eleição.

Enxergar um passo facilita que as estratégias sejam melhor executadas e que também enxerguemos as do adversário.

Imagine ter como candidato um Senador (B) que detém uma forte lembrança na mente dos eleitores e se tem como um forte candidato.

No outro vértice, um senador (A) eleito há quatro anos e que possui outros quatro em mandato.

Desta feita, a próxima eleição deste senador (A) será 2026.

Vendo...

Leia mais

É no início que se dá o tom da campanha

Mar 11, 2022

Já na pré-campanha os candidatos mais afoitos iniciam uma dura batalha pela conquista dos votos. O convencimento é a técnica básica, para persuadir o eleitor em escolhê-lo como seu representante aos cargos eletivos nas próximas eleições.

Alguns pré-candidatos começam pela tentativa de desconstruir a imagem de um ou mais adversários, o que acaba dando o tom da campanha: agressivo e confrontador. Daí em diante será um acúmulo de embates sendo amplificados numa espiral ascendente.

O tom da...

Leia mais

Cuidado você pode ser vítima do “Efeito surpresa”

Feb 23, 2022

 Um dos fenômenos mais desastrosos que podem acorrer durante a pré-campanha ou a campanha é o surgimento de um candidato que, de surpresa, se lança inesperadamente.

Esse fenômeno consiste em uma alteração brusca no cenário, muitas vezes, provocadas pelo seu próprio esforço.

Explicando melhor: o adversário começa a dar sinais de fraqueza e você impetra ações que, com eficiência, podem levá-lo aos mais baixos índices de intenções de votos, e isso o faz...

Leia mais

Por que o adversário sempre parece ser bem maior?

Feb 19, 2022

A sensação que temos ao ingressar em uma campanha é sermos menores, mais fracos e com muitos ajustes a serem feitos. E é essa impressão que se espalha no grupo, fazendo com que muitos acabem aceitando tal posição e pior, propagam de verdade que: 

  • “As coisas não estão boas”
  • “Nosso adversário é muito mais organizado”
  • “Será muito difícil reverter”

Se estas versões se tornarem consenso na campanha, e se exteriorizarem ganhando as multidões,...

Leia mais

Como planejar os custos da pré-campanha

Feb 08, 2022

As versões de ter ganhado uma eleição sem gastar um centavo, ou 10, 20 mil reais apenas, é dita por quem não tem a habilidade de ser organizado financeiramente e, saber separar o joio do trigo.

Uma pré-campanha tem seus custos desde uma simples ida a uma reunião previamente marcada com um público específico, até mesmo um almoço para se fechar futuros apoios com lideranças. Houve algum investimento e este deve ser computado, para seu controle, pois não há obrigatoriedade na Lei Eleitoral de se...

Leia mais

Os segredos de se construir um bom posicionamento digital

Jan 31, 2022

Ao realizarmos uma rápida avaliação em páginas de candidatos, nas redes sociais, que apenas participaram da eleição passada, notamos que a frequência dos posts rolou ladeira abaixo.

Se posta muito durante a pré-campanha imaginando conquistar muitos votos em um espaço curto de tempo, 10 meses por exemplo. Posteriormente ao resultado negativo, desmotivado, ou sem futuro planejado, deixam de manter tal frequência e a página, se consultada hoje, o último post foi em outubro de 2020. Mesmo que o perfil tenha sido...

Leia mais

A metodologia do posicionamento virtual

Jan 30, 2022

No post anterior detalhei os principais caminhos para um bom posicionamento digital nas redes sociais. Agora vou passar para você um resumo bem simples da metodologia a ser utilizada.

Construa conteúdos que propiciam um fácil entendimento ao eleitor. Não menospreze nunca a forma de entendimento das pessoas, o que você tem que ficar alerta é se ele entenderá o que você vai dizer. Sempre uma má comunicação é feita pelo emissor e não pelo receptor.

Note que seu planejamento de comunicação,...

Leia mais
1 2 3 4 5 6